Nos últimos 20 anos para cá, o nosso país vêm passando por um crescimento significativo no que diz respeito às OPORTUNIDADES que os jovens estão tendo para ingressar em uma Universidade. Além disso, o ENEM possibilita concorrer a milhares de Universidades no Brasil todo. Mas todas essas POSSIBILIDADES nos trazem muitas dúvidas, sobre que profissão seguir. O desafio maior, não é apenas passar o VESTIBULAR, mas também fazer a escolha CERTA.
O mundo MUDOU e a globalização é uma realidade para todos. Temos a informação e conhecimento na ponta dos dedos, a questão é o que fazer com eles. Os pais e as escolas enfrentam um grande desafio que vai além de INFORMAR a seus filhos e alunos, mas o de FORMAR, para que eles possam encarar um mudo altamente competitivo e exigente. A escolha certa de uma CARREIRA fará toda a diferença na vida desses jovens, que construirão uma profissão que lhes dará SUSTENTO, SUCESSO, SATISFAÇÃO e que será responsável por grande parte da FELICIDADE deles.
Pesquisa recente, feita na Grã-Bretanha, mostrou que os filhos sofrem uma grande INFLUÊNCIA dos pais na escolha de uma carreira . No entanto eles acabam conduzindo-os para profissões tradicionais como Medicina, Direito, Engenharia, sendo que muitas vezes os filhos têm um TALENTO especial para outras profissões, onde certamente teriam mais sucesso, seriam mais felizes e bem mais remunerados. Uma porcentagem expressiva de alunos chega a não exercer a profissão, e isso está assuntando os educadores e o mercado. Muitos passam 4, 5 até 6 anos fazendo uma graduação para depois descobrirem que não era o que eles queriam. Ter um DIPLOMA não é uma garantia de emprego e realização.
Diante dessa realidade muitas escolas no mundo inteiro estão desenvolvendo programas e oferecendo acompanhamento de COACH, para que os alunos possam descobrir sua verdadeira vocação, talento e habilidades, e assim escolher a carreira certa. No entanto, mais importante que a escola, é o apoio dos pais em um dos momentos mais difíceis e confusos para um adolescente que é: O que vou SER, quando CRESCER?
“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. É mais importante, tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.”
DESPERTAR nos pais e alunos a importância e a necessidade de uma avaliação minuciosa para a DESCOBERTA e a escolha de uma carreira, e também reforçar qual o papel da escola e da família na formação dos jovens.
Pais e estudante do Ensino Médio que queiram ampliar o leque de POSSIBILIDADE e descobertas na escolha de uma carreira.
Não perca tempo: tenha METAS, invista no seu DESENVOLVIMENTO pessoal e profissional.